11 de novembro de 2008

I texto

“A força desta nação não está nas armas ou no dinheiro, mas na força de sua democracia”
Esta foi uma das principais frases de Barack Obama, no seu primeiro discurso como novo presidente dos EUA.
Nos faz pensar o que é esta força? Talvez seja o voto?

Em algumas partes do mundo nas últimas semanas a democracia foi sentida de forma mais intensa graças as eleições, não só nos EUA mas também no Brasil e Lituânia por exemplo.
Para a maioria das pessoas, na maioria dos paises, o voto é o inicio e o fim da democracia. Mas será que viver a democracia se resume em escolher um representante e esquecê-lo num palácio ou congresso?

Muitos politicos, seguros do desinteresse, ao invéz de fazer das eleições um palanque para expor idéias concretas para objetivos concretos ou para apresentar os serviços prestados, fazem-na palco para originais e doces promessas. E daí então realmente a vontade do povo se limita ao voto.

Mas não seria diferente onde dia-a-dia o status de representados é vigiado e protegido por olhos atentos e interessados?
O voto é realmente a marca maior da democracia, mas a presença constante do representado, por meio do interesse, é o seu motor,

Vírgula

Semente

Martin Luther King (1929-1968)

"Eu tenho um sonho"

Esta é a frase mais famosa de Martin Luther King do seu discurso de 1963, o qual possibilita entender quem foi está pessoa. Naquele discurso ele disse a milhares o seu sonho do dia em que as descriminações pela cor da pele, pelo sexo, religião ou opnião seriam ultrapassadas, e o único critério de divisão seria o caráter.

Lutou apenas com suas palavras e a força de sua convicção, usando a táctica de não-violência inspiradas em Mahatma Gandhi. Assim enfrentou autoridades e terroristas, em nome da justiça e de um futuro melhor para seus filhos e netos, e todos os filhos e netos daquela geração. Em 1964 foi o mais jovem a receber o prêmio Nobel da Paz.

Viu em vida, até o seu assassinato em 1968, apenas alguns de seus esforços serem recompensados, mas o mais importante é o ecoar de suas palavras até os dias de hoje, influenciando milhões de pessoas pelo mundo, e o seu maior objetivo sendo alcançado com os netos daquela geração vivendo num mundo mais justo,

Falar a esperança

Primeiras palavras. Português - Esperanto

1. esperança - espero

2. olá - saluton

3. como vai? - kiel vi fartas?

4. tudo bem - en ordo

5. obrigado - dankon