20 de novembro de 2008

I texto

A crise mencionada em todos os jornais diariamente e que começa a ser sentida por todas as pessoas do mundo é muitas vezes vista como a vilã que veio desestabilizar nossas vidas. Mas esta crise é como qualquer crise que temos com os pais, amigos, colegas de trabalho, com nossos relacionamentos. Todas as crises surgem para nos avisar de que é chegada a hora de uma nova etapa ou, ao menos, nos obriga a rever nossa visão e postura para consigo e com os outros, e assim retornar aos trilhos.

O mais importante para evitar o pessimísmo é entendermos que as crises não surgem no meio de um paraíso onde tudo funciona harmoniozamente, ela surge para dizer que assim não pode ser. Não é uma destruidora, mas sim uma oportunidade para enxergarmos a realidade e os erros, despertar das ilusões. Saimos da crise mais fortes e lúcidos.

E então o que há de errado com o mundo para ter surgido esta crise?

A vida tornou-se uma corrida sem fim, onde depois da conquista de um objetivo sempre surge outro maior. Mas o problema é que muitas vezes nem nos perguntamos se este objetivo tem real valor para nossas vidas ou é apenas para saciar a sensação de estarmos na mesmo sentido da maré.

Vemos nas placas de anúncios ou ouvimos nas rodas de conversas o relógio daquele amigo, a roupa daquela atríz, o carro do ano... o carro do semestre, o carro do mês... Uma louca corrida para pegar o momento e também não perder para o outro. E por detrás de tudo isso está a busca pelo lucro, para a qual os meios são pouco importantes.

Assim tudo é como um imenso jogo, onde ficar de fora é contrariar a realidade e ser louco, onde os objetivos de uns é o carro do anúncio ou o anél mais caro, e de outros é fazer de tudo materia-prima para o lucro (seja família, educação, esporte... tudo)
As regras sao oito, nove, doze horas de trabalho, e as consequências é o celular(telemóvel) mais moderno, o prédio mais alto e o enfraquecimento da família, o distanceamento com os amigos, o esquecimento de sí, a perda do “ser” pelo “ter”,

II texto

Tudo o que acontece com o mundo, o que acontece nas relações entre os países, não seria apenas a amplificação de nós mesmos e de nossos relacionamentos?

Por exemplo, a camâda de ozônio, o aquecimento global, não seriam como o nosso stress, nossa irritação de cada dia, nosso pouco cuidado com nós mesmos, nossas doenças devido a tudo isso?
O desentendimento entre Rússia e Geórgia, entre Paquistão e Índia, entre Equador e Colômbia, entre Sudão e Cháde, entre israelenses e palestinos, não podemos ver em nossos relacionamentos diários com nossos vizinhos da casa ao lado?
Os sentimentos de antipatia entre Venezuela e EUA, entre China e Reino Unido, entre alguns países ocidentais e africanos, não seriam como os sentimentos que temos para com aquele que mal conhecemos porém sua figúra e idéias mais conhecidas nos incomôdam?
O terrorismo não seria como as cobranças que fazemos e os ferimentos que causamos aos outros ou/e a nós mesmos?

Muitos sábios já disseram que a transformação do mundo começa em nós mesmos e nas decisões dia-a-dia que tomamos,

Semente


Dag Hjalmar Agne Carl
Hammarskjöld
"A única dignidade realmente autêntica é a que não diminui ante a indiferença dos outros".

Esta é uma das belas frases de Dag Hammarskjöld, um cidadão do mundo nascido na Suécia que ocupou cargos políticos naquele país até chegar a ONU. Foi o segundo Secretário Geral das Nações Unidas de 1953 até 1961.

Ele ficou conhecido pela sua imparcialidade e independência. Teve forte atuação no final do colonialismo europeu e também por várias vezes enfrentou as potências mundiais de então. Em um dos casos mais célebres causou a íra do dirigente soviético, Nikita Khrushchov, que bateu com os sapatos sobre a mesa da Assembléia Geral das Nações Unidas.
Em 1961 morreu na queda de seu avião que ia em direção ao Congo, onde ele iria discutir o cessar-fogo na região. Neste mesmo ano foi escolhido como o vencedor do Nóbel da Paz.
Ele é reconhecido não só pelas Nações Unidas como modelo para as gerações futuras, inspiração de coragem para todos aqueles que buscam a verdade e justiça,

Falar a esperança

Português - Esperanto

6. por que? - kial?

7. por favor - bonvolu

8. desculpas - bedaŭresprimo

9. boa noite! - bonan vesperon!

10. bom dia! - bonan tagon!