Lendo a história de Oumou Seydou Tall vi a imagem de uma bela e rara flor negra, a qual tem o perfume da esperança e fortes sementes chamadas perseverança e amor ao próximo.
Tall é uma grande mulher com personalidade forte, com uma postura sempre firme contrastando com seu sorriso sempre acolhedor.
Ela nasceu no Senegal em 1957 e mudou-se para Gâmbia quando tinha 17 anos. É divorciada e tem uma filha de 24 anos, porém a imprensão que passa a todos que a conhecem é que ela sente-se responsável por todas as crianças.
Ela sempre tentou usar seu dom da comunicação para trazer conquistas àqueles que precisam. Desde 1990 é secretária administrativa e relações públicas da instituição SOS-Kinderdorf, que acolhe orfãos e crianças abandonadas e tenta combater o aumento deste problema.
Também é membro da Rotary e se destaca nesta organização usando-a como instrumento para contribuir para a sociedade. Um exemplo foi sua ação em Fajara, uma cidade na costa de Gâmbia, onde ela coordenou projetos e melhorou as condições das escolas, hospitais locais e o fornecimento de água potável.
Entre grandes lutas e conquistas para as pessoas necessitadas, principalmente para as crianças, um grande destaque foi a realização do Dia Nacional de Imunização, para o qual foi necessário lutar praticamente sozinha contra todas as dificuldades.
Um grande problema para muitos países pobres é a poliomielite. Gâmbia não é excessão. O governo realizou um programa que imunizou 90% das crianças, uma grande conquista, porém os outros 10% foram esquecidos pelas autoridades de Gâmbia e as organizações internacionais.
Estes 10% incluiam as crianças mais vulneráveis e de famílias vindas da Libéria e Serra Leoa, fugindo dos conflitos internos.
Sua vontade era realizar um Dia Nacional de Imunização, para atingir todas as crianças, empenhou-se muito para isso, tanto que foi convidada para várias palestras e reuniões, porém não conseguia o apoio necessário para a realização.
Tall é conhecida por nunca se render, quando luta por aquilo que acredita,
Vladas Bartochevis
Nenhum comentário:
Postar um comentário