4 de março de 2010

Dia das Mulheres – reflexões

Dia das Mulheres: é mais uma oportunidade de sentar-se e observar a situação, pensar sobre as conquistas e derrotas. Pois receber uma rosa e bela palavra teria que ser um ritual costumeiro e diário

O direito da mulher de votar, o direito de não mudar o sobrenome depois do casamento em favor dos homens, o direito de não usar a burca, o direito de trabalhar e ser remunerada e valorizada igualmente aos homens – há ainda muitos lugares no mundo onde estes direitos são dificilmente colocados em prática de fato. Mas é muito bom perceber que o grau de real estabelecimento destes direitos caminha junto do grau de desenvolvimento daquela sociedade. Quanto mais progresso e cultura tem a sociedade, mais natural é o reconhecimento destes direitos.



Mas a conquista destes direitos tão necessários e óbvios ainda não é tudo, como lembrou muito bem John Lennon na canção Woman is the Nigger of the World, (tradução nos comentários), que foi escrita a mais de 30 anos atrás, e é ainda actual. Milhares de mulheres morrem cada ano de anorexia nervosa. Milhões de mulheres vão as academias, mas a saúde muitas vezes não é o primeiro motivo. Milhões de mulheres caem em depressão por causa do mais belo sapato ou vestido, ou por causa do naris grande ou seios pequenos. Milhões de mulheres a cada ano deitam-se na mesa de cirurgia não por causa de problemas de saúde, mas por causa da beleza “ideal”. Quando se faz tudo isso por sí mesma, pelos seus próprios olhos quando se olhar no espelho: então excelente. Mas quando agem por causa dos olhos dos outros, quando fazem por causa do ideal pintado por outros, por reconhecimento, pela atenção dos homens: então já é uma triste auto-desvalorização. Conquistam o direto de estar legalmente em igual posição social, mas em seguida se deixam levar á escravidão.

Ainda outro problema o qual se pode perceber claramente: a confusão. Ajudar a colocar o casaco, abrir a porta do carro, ajudar a levar a sacola, etc. – tudo isso desaparece não só porque os homens esqueceram do sentido destas coisas, mas também por causa das próprias mulheres, que pensam que estas coisas são relacionadas a questão de independência... Os homens que tentam ser como antigos gentlemenas arriscam ouvir tal resposta: “eu mesma posso”. Mas quando o homem quer ajudar a levar a sacola quando está indo na mesma direção ou quando oferece o próprio casaco para proteger a mulher da chuva, não nega que ela mesmo poderia se virar, e se virar ainda melhor... e que ela pode ainda melhor fazer aquele ou aquele outro trabalho, mais rapidamente subir aquela ou aquela outra montanha, etc.
Estas ajudas não tem de ser encaradas como necessárias – não é sempre que a ação tem de vir pela necessidade... as vezes pode ser pelo desnecessário cuidado, pela desnecessária beleza... mas a vida é mais cinza quando se elimina todas as coisas “desnecessárias”.

A mulher tem de defender o seu direito a igualdade, tem de estar atenta pela sua real liberdade, mas também estar aberta para aquilo que pode fazer elas e os homens sentirem-se importantes e valorizados,

2 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=S5lMxWWK218&feature=related

    ResponderExcluir
  2. A mulher é o negro do mundo
    Sim, ela é, pense a respeito
    A mulher é o negro do mundo
    Pense a respeito. .. faça algo contra isso

    Nós fazemos ela pintar o rosto e dançar
    Se ela não quer ser nossa escrava, dizemos que não nos ama
    Se ela é sincera, nós dizemos que ela está tentando ser um homem
    Enquanto botamos ela para baixo, fingindo que ela está acima de nós

    A mulher é o negro do mundo, sim ela é
    Se não acredita em mim, olhe para a que está com você
    A mulher é o negro do mundo
    Ah , melhor gritar a respeito disto

    Nós fazemos ela parir e criar nossos filhos
    E depois a deixamos feito uma velha e gorda mãe galinha
    Nós dizemos a ela que o único lugar onde ela deveria estar é em casa
    E depois reclamamos que ela é provinciana demais para ser nossa amiga

    A mulher é o negro do mundo, sim ela é
    Se não acredita em mim, olhe para a que está com você
    A mulher é o escravo dos escravos
    Sim (Pense a respeito)

    Nós insultamos ela todo dia na TV
    E maravilhosamente perguntamos porque ela não tem coragem e
    confiança
    Quando ela é jovem, nós matamos seu desejo de ser livre
    Enquanto dizemos para ela para não ser tão esperta
    A botamos para baixo por ser tão boba.

    A mulher é o negro do mundo , sim ela é
    Se não acredita em mim, olhe para a que está com você
    É melhor gritar a respeito

    Nós fazemos ela pintar o seu rosto e dançar
    Nós fazemos ela pintar o seu rosto e dançar
    Nós fazemos ela pintar o seu rosto e dançar
    Nós fazemos ela pintar o seu rosto e dançar

    fonte: http://letras.terra.com.br/

    ResponderExcluir