18 de fevereiro de 2011

Para que se aprofundar?

Escreve Frank Van den Berg, Holanda
A Holanda está agora em dúvida sobre a questão se teríamos que mandar soldados para o Afeganistão para treinar a polícia. Não sei exactamente que seria o papel da Holanda aqui, mas dizem que é bom isso para ter um papel na luta contra o Talibã. O governo do Afeganistão quer muito a nossa ajuda nesta luta. Mas também está muito inseguro lá, e os militares que vão treinar a polícia, íam estar em perigo de morte.

Resumidamente, é um problema com diferentes lados, e claro que é muito mais complexo do que implicam as linhas aqui em cima. Infelizmente com as eleições (indiretas) do senado que estão para chegar nuns 40 dias, os partidos que já tomaram uma decisão antes de se informar sobre o assunto estão beneficiando ao detrimento dos partidos que querem ter mais informação antes de decidir.

Assim chega que muitas pessoas valorizam mais uma argumentação como ‘não é bom ir para o Afeganistão para ajudar a substituição de um governo islâmico por um outro’ (como o partido da extremo-direita diz aqui), que uma opinião mais atenuada. Muitas pessoas estão valorizando muito a imagem da tenacidade, e têm tendência a decepcionar-se com dúvidas. Na minha opinião, isto pode resultar numa atitude de descuidado em assuntos importantes com os políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário