
Ele foi considerado a pessoa no mundo que melhor personificou a obra de Bach. Porém diversos problemas de saúde e um acontecimento trágico impediram que o melhor intérprete de Bach, que era capaz de tocar 21 notas por segundo, continuasse sua carreira assim como gostaria.
Mas ele ultrapassou e a cada dia ultrapassa todos os obstáculos para fazer aquilo no qual acredita e que lhe permite viver com entusiasmo.
Abaixo há um vídeo onde João Carlos Martins conta os principais fatos de sua vida. Este vídeo traz a parte final da novela chamada Viver a Vida, da qual o principal tema era exatamente enfrentar e vencer os desafios da vida. E o maestro foi convidado para contar o seu exemplo.
Depois do tumor na mão esquerda, quando ficou claro que não poderia mais tocar piano, ele decidiu voltar a escola e tornar-se dirigente(esta decisão ele tomou quando já tinha por volta de 60 anos). E depois de 6 anos tornou-se dirigente.
Cada dia ele enfrenta obstáculos. Por exemplo: não podendo virar as páginas da partitura e não podendo segurar a batuta, ele passa horas memorizando as notas antes das apresentações.
Abaixo uma apresentação de João Carlos Martins em São Paulo. No início ele toca o piano mesmo com os problemas de movimento nas mãos, e depois se levanta e rege a sua orquestra. No final junta-se a bateria da escola de samba Vai-Vai que este ano homenageou o maestro e acabou sendo a campeã do Carnaval de São Paulo.

Hoje João Carlos Martins trabalha diariamente com pessoas de diversas classes sociais levando lições de música e de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário