15 de março de 2009

Semente - Raul Santos Seixas, Brasil

Raul Santos Seixas, 1945 - 1989 “Todo homem, toda mulher É uma estrela”



Ele não foi um anjo, longe disso. Todos sabiam que o seu problema com as drogas e do álcool foi muito sério, inclusive ele morreu em decorrência disto. Mas Raul deixou mensagens muito importantes que conseguem até hoje atingir a alma de muitas pessoas, desde os mais jovens aos mais velhos, despertando-as muitas vezes.

Raul Seixas foi um famoso cantor e compositor, considerado por muitos como um profeta do povo. Ele foi um gênio, com uma genialidade que todos entendiam. A simplicidade, ironia e humor eram sua matéria-prima.
É errado falar no pretérito de Raul, pois as palavras nas suas canções trazem verdades e buscas que foram, são e serão actuais.
A sua obra é tão genial que a cada novo estágio da vida ela tráz uma nova mensagem... é uma obra viva, onde podemos buscar conselhos sempre que precisarmos.

Brincando com o Rock and roll dos anos 50-60 e a música popular brasileira, fez músicas que até hoje multidões cantam.
Suas canções trazem temas cotidianos e profundos da vida, incentivando a busca do "eu" e repudiando a repetição irracional dos costumes e pensamentos, lutando de frente contra o conformismo e buscando sem medo a felicidade real.

Muitas vezes isso tocava a política. Raul sempre teve um grande problema com a censura (naquela época o Brasil vivia uma ditadura militar), e depois de lançar a canção Sociedade Alternativa, que era também um projeto, foi até mesmo preso e torturado, e teve que exilar-se nos EUA.
Quando a situação ficou mais calma retornou ao Brasil, mas ainda muitas de suas canções foram censuradas e nunca chegaram aos fãns.

A misticidade também sempre acompanhou a obra de Raul Seixas, principalmente quando compunha letras com o escritor Paulo Coelho. Desta parceria surgiu canções com grande profundidade e carregadas de segredos da vida, que tornaram-se hinos para muitos. Como por exemplo a canção “Gita” de 1974, que foi escrita pela dupla inspirando-se no texto sagrado hindu Bhagavad Gitã (A canção de Deus).

Paulo Coelho certa vez disse: “Raul Seixas não é passado, é presente! Futuro!”

Abaixo colocarei alguns trechos de algumas músicas, para que possamos perceber um pouco do que o “Maluco Beleza” queria nos passar:

Sociedade Alternativa
composição: Paulo Coelho e Raul Seixas
“Se eu quero e você quer Tomar banho de chapéu Ou esperar Papai Noel Ou discutir Carlos Gardel
Então vá! Faz o que tu queres Pois é tudo Da Lei!
"-Todo homem, toda mulher É uma estrêla"
Viva! Viva A Sociedade Alternativa...”

"Gita"
composição: Raul Seixas e Paulo Coelho
“Eu sou a luz das estrelas Eu sou a cor do luar Eu sou as coisas da vida Eu sou o mêdo de amar...
Eu sou, eu fui, eu vou..
Gita! Gita! Gita!
Eu sou a vela que acende Eu sou a luz que se apaga Eu sou a beira do abismo Eu sou o tudo e o nada...
Eu sou o início O fim e o meio...”

Carpinteiro do Universo
composição: Raul Seixas e Marcelo Nova
“Não sei por que nasci pra querer ajudar a querer consertar O que não pode ser...
Estou sempre, pensando em aparar o cabelo de alguém.
E sempre tentando mudar a direção do trem.
À noite a luz do meu quarto eu não quero apagar,
Pra que você não tropece na escada, quando chegar.
Carpinteiro do universo inteiro eu sou...”

Tente outra vez!
composição: Raul Seixas/Paulo Coelho/Marcelo Motta
“Queira! Basta ser sincero E desejar profundo Você será capaz De sacudir o mundo, Vai!
Tente outra vez! E não diga Que a vitória está perdida Se é de batalhas Que se vive a vida
Tente outra vez!...”

"Metamorfose Ambulante"
composição: Raul Seixas
“Eu quero dizer Agora o oposto Do que eu disse antes
Eu prefiro ser Essa metamorfose ambulante Do que ter aquela velha opinião Formada sobre tudo
Sobre o que é o amor Sobre o que eu Nem sei quem sou
Se hoje eu sou estrela Amanhã já se apagou Se hoje eu te odeio Amanhã lhe tenho amor
É chato chegar A um objetivo num instante Eu quero viver Nessa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião Formada sobre tudo...”

"Maluco Beleza"
composição: Raul Seixas
“Enquanto você Se esforça pra ser Um sujeito normal E fazer tudo igual... Eu do meu lado Aprendendo a ser louco Maluco total Na loucura real...
Controlando A minha maluquez Misturada Com minha lucidez...
Vou ficar Ficar com certeza Maluco beleza...”

obs.: depois desta música muitos começaram a chamá-lo simplismente de “Maluco Beleza” e ele aceitava este apelido com todo o gosto,
pois dizia que fez muitos vestibulares para merecer tal apelido,


Com muito respeito à esta pessoa que de forma muito intensa me influenciou e influencia,
Vladas Bartochevis

Nenhum comentário:

Postar um comentário