4 de dezembro de 2008

Semente


Fernando Nobre
Fernando Nobre, cidadão do mundo nascido em Angola em 1951. Sua mãe tem origem francesa, brasileira e holandesa, e o pai - portuguesa.
Ele viveu dos 15 aos 35 anos em Bruxelas, onde estudou e se formou em medicina.

Entre 1977 e 1983 ele fez parte do movimento Médecins Sans Frontières (Médico sem Fronteiras), atuando em várias missões.
Depois disso ele criou em 1984 a sua propria ONG, sem fins lucrativos chamada AMI – Assistência Médica Internacional, e com ela participou de missões como, por exemplo, na Jordânia em 1991, Romênia em 1992, Genocídio de Ruanda em 1994, Guiné-Bissau em 1998, Timor Leste em 1999.
O objetivo dele e de sua organização são sempre dois: prestar ajuda e alertar contra a intolerância e contra a indiferenca, lutando contra a pobreza, a exclusão social, o subdesenvolvimento, a fome e as sequêlas da guerra, em qualquer parte do mundo.
Em certa entrevista ele disse que muitos jornalistas, escritores e pensadores falam muito sobre conflitos, problemas, sem nunca terem sentido na pele aquilo que escrevem. E ele, 30 anos tendo estado nos mais complicados e perigosos conflitos, pode ter uma posição em relação ao mundo,

Nenhum comentário:

Postar um comentário