Escrito por Vladas Bartochevis:
Olhamos a situação entre israelenses e palestinos e podemos ver claramente a capacidade que a violência tem de acabar com vidas e sonhos, enraizar-se nas mentes e disseminar sementes de ódio. E também vemos claramente como a violência não pode ser tratada de maneira simples ou impulsiva.
Em junho de 2008 aconteceu um acordo mediado pelo Egito por um cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Porém o Hamas continuou a lançar mísseis contra Israel em resposta à permanência do fechamento da fronteira entre Gaza, Egito e Israel, que afeta a economia dos palestinos, e também pelos ataques dos israelenses. Já Israel continuou o fechamento da fronteira e a lançar ataques contra Gaza, em resposta aos ataques do Hamas.Em 27 de dezembro Israel começa uma grande ação militar contra os terroristas em Gaza para responder aos ataques que continuavam a sofrer cada vez mais, e o grupo Hamas,outros grupos e personalidades como o presidente da Líbia, pede a união dos árabes para a destruição de Israel, em resposta a esta ação militar.
Com violência não há respostas, apenas ataques.Ela (não falo apenas daquela dos confrontos internacionais, mas sim de qualquer violência) não obedece a lei da física da ação e reação.Toda a reação por violência já se torna origem, quando é por meio de violência.
Temos que aceitar que a violência é uma criação nossa, humana, e por tanto a solução para ela deve ser fruto da capacidade de nossos cérebros e corações, e não simplesmente obedecendo a lei das selvas do “olho por olho, dente por dente”, e nem a lei da física da ação e reação, a qual ordena os objetos irracionais e sem vida,
16 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Guerras por motivos politicos, capitalistas e religiosos (este ultimo tem dado muitas mortes até hoje!)...
ResponderExcluirO ser humano ainda se apega a crenças antigde si mesmo e do mundo...pois se ele se voltar a si mesmo...verá ele como centro e verá o mundo que lhe rodeia o "Anima Mundi"...mas as mentes odiosas enraizadas em crenças no que não vê , no que não toca e comprova...o humano sim tem de ser um ser fisico e espiritual...mas tudo com bom senso e ciência...ciência da alma e da matéria...