16 de janeiro de 2009

Ter atenção para com o próximo!

Escrito por N’cok Lama:
Alguém dirá, porquê falar de atenção se eu nem tempo tenho para mim? Bem! Não digo que a pessoa em questão não tenha razão ao proferir tais palavras, aliás, a conjuntura da modernidade, dá-nos a possibilidade de, em primeiro lugar cuidar de nós, passo a citar uma das frases dos famosos cantores portugueses: Os Anjos - "antes que o tempo se acabe" e não acompanhamos pensamos mais em ninguém. Ao meu ver isto é grave! Como é que eu que nem sei se ao tentar correr, posso dar um estalo e cair ali que nem um Tordo (nome de uma ave) e que se alguém estiver atrás de mim pode vir em meu auxílio, posso dizer tamanha azarada palavra: NÃO TENHO TEMPO NEM PARA MIM, TÃO POUCO PARA SI! Alguém desse lado pode responder-me esta questão?

É óbvio, que por mais pressa que posso ter, se der um minuto de atenção a um amigo, pode ser que seja útil, até posso impedir que a pessoa em questão possa cometer um (suicídio). Nós não queremos ver morrer os nossos amigos por não termos tempo para os ouvir e dar-lhe uma palavra de esperança.

Na Bíblia vimos escrita uma famosa frase de São Pedro: não tenho Ouro nem Prata, mas o que tenho te dou e segue dizendo: Em nome de Jesus Cristo Levanta-te e anda, o que acontece depois com o homem, foi por aí anunciando as maravilhas que lhe aconteceram. Nós também ao darmos atenção ao próximo, podemos ajudá-lo a aumentar a auto-estima e confiança de viver. De salientar que todos os alaridos que assolam este planeta, são provocados pela falta de atenção para com o próximo. Todos fazemos ouvidos de mercador e quando chega a nossa porta, começamos a dizer: "se soubesse que isto vinha terminar aqui na minha barba, teria feito alguma coisa", temos que ser mais atenciosos na medida das nossas possibilidades, ninguém é pedido para ficar 24 sobre 24 horas a ver se há alguém por aí a espera de ser ajudado, mas que a nossa colaboração é precisa é.

As crianças choram, não só porque estão com fome, pode ser que tenham acabado de comer e são abandonados ao lado de brinquedos e de um gatinho com o seu genial jeito de miar conseguirá que a criança cale até que a mãe lhe dê o que precisa, o colo, a atenção e daí tudo começa a ter sentido para a criança... A criança demonstra a confiança na pessoa e daí não há volta a dar, só quando chagar a idade de coabitar com a ideia de presença e ausência, começa a procurar outro meio para colmatar o vazio...

Um comentário:

  1. já acompanho o virgula mas pouco tempo venho a me manifestar...
    ótimo tópico este...sempre lembrando que para dar atenção aos outros antes temos que dar atenção a nós mesmos...pois que diz que não tem tempo para si, logo, não existe!

    ResponderExcluir