16 de janeiro de 2009

Semente


Sérgio Vieira de Mello

Nascido no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro em 1949 e morto em Bagdá, na sede da ONU em um atentado terrorista, no ano de 2003.Ele mesmo se autonomeava cidadão do mundo. Costumava dizer que havia apenas uma civilização: a civilização humana.

Trabalhou como diplomata 34 anos nas Nações Unidas. Esteve nos piores conflitos de seu tempo, pois queria ajudar aquelas pessoas que se encontravam nos lugares devastados pelas guerras ou violências extremas. Trabalhou em missões de paz em lugares como Bangladesh, Sudão, Chipre, Moçambique, Peru, Líbano, Camboja, Grandes Lagos, Cosovo, Timor Leste, Iraque... em todas as ocasiões sendo a autoridade principal da ONU. No Camboja rompeu paradigmas ao se encontrar com todas as partes envolvidas. Foi o primeiro diplomata a conversar com o líder da guerrilha do Khmer Vermelho, que governou o Camboja entre 1975 e 1979 e comandou o massacre de 1,7 milhões de pessoas. Ele dizia que a maneira mais efetiva de resolver os problemas é sempre o dialogo.

Era muito talentoso com as burocracias e se esforçava para mudar os mecanismos ruins da ONU.Era muito respeitado tanto nos corredores quanto nos plenários das Nações Unidas, e tanto pelas principais autoridades da organização quanto pelos trabalhadores mais simples. O seu alto status e posição importante não o impedia de sempre mostrar calor humano e seu sorriso.

Era muito comentado que ele, mais cedo ou mais tarde, ocuparia o cargo de Secretario Geral da ONU. Ele ainda continua vivo para todos aqueles que o conheceram pessoalmente, e para todos aqueles que sabem de sua história,

Obs: Em inglês, nesta página das Nações Unidas http://www.unhchr.ch/html/hchr/cv.htm , um pouco mais sobre ele.

Vladas

Nenhum comentário:

Postar um comentário