1 de fevereiro de 2009

Semente - Nelson Mandela


Nelson Mandela

"Forte não o aquele que não teme, mas o que vence o medo"

Por quase todo o séc. XX a Africa do Sul teve um regime chamado apartheid. Quando em todas as esferas da sociedade houve a clara divisão entre brancos e pessoas de outra cor, onde os últimos aqui mencionados praticamente não tinham direitos, apenas deveres.

Nelson Rolihlahla Mandela, nascido em 1918, foi uma das principais personalidades o qual lutou pela igualdade. Depois de ter participado e organizado muitos protestos para o fim do apartheid foi preso e passou quase 30 anos na cadeia. Foi libertado apenas quando aquele regime chegou ao fim em 1989 devido a pressão internacional e tensão interna.

Quando chegou ao fim o apartheid aconteceu um milagre na Africa do Sul, pois os não brancos, que tanto haviam sofrido por tantos anos, eram mais de 90% da população. O caminho óbvio seria o de um genocidio em vingança, e isto não ocorreu muito graças aos esforços de Nelson Madela.
Ele ficou preso quase 30 anos e saiu da cadeia falando em reconciliação, em união de todos, sublinhando que a África do Sul não precisa de mais sangue, mas sim paz, para que juntos todos, brancos, indios, negros, asiáticos, todos possam ajudá-la a erguer-se.
No ano de 1993 Nelson Mandela foi premiado com o Nobel da Paz,

Vladas

Nenhum comentário:

Postar um comentário