4 de fevereiro de 2009

Semente - Yusuf Islam (Cat Stevens)


Aqui um pequeno clipe dele cantando a canção Peace Train, uma grande performance


Nascido em 1948 em Londres, seu nome de nascimento é Stephen Demetre Georgiou, e na adolescência quando tranformou-se em músico mudou para Cat Stevens.

Seu pai era grego ortodoxo, sua mãe sueca.


Seus pais decidiram enviá-lo para uma escola Católica Romana para que tivesse uma boa base moral. Segundo ele, ali começou a traçar-se sua personalidade de observador pois, como não era católico, não participava dos rituais religiosos na escola.


Segundo ele mesmo, que sempre foi uma criança sensível, sempre muito quieto e com tendência a observar a vida de uma maneira muito atenta, incomum para um jovem. Ele diz não conseguir lembrar de uma só vez, quando era criança, que não estivesse a pensar em algo. Ele lembra que uma vez tentou não pensar, quando ia pelo caminho para a escola, mas não conseguiu administrar isso. E assim foi por toda a vida, e talvez até hoje, com vários questionamentos sobre tudo.


Muito jovem, com 18 anos, começou sua carreira e com suas letras inteligentes, bonitas e vibrantes tornou-se lenda e vendeu mais de 60 milhões de discos.


Mas um fato importante para a sua vida ocorreu quando tinha 19 anos e quase morreu de tuberculose. Segundo ele, em um dia estava entre as luzes e olhares do sucesso, no outro sob injeções e perto da morte, e o fez repensar em muitas coisas.

Interessou-se pela meditação, Yoga, metafísica, leu muito sobre outras religiões e tornou-se vegetariano.


Em 1976 quase se afogou na praia de Malibu, Califórnia, quando disse: “Deus, se me salvares prometo trabalhar para Ti”... E logo depois uma onda apareceu e o levou até a terra.

Procurou ainda mais saber sobre as religiões, do Budismo até a Numerologia.

No seu aniversário seu irmão deu-lhe de presente o Alcorão, pois vinha de uma viajem a Jerusalém, e isso o ajudou a escolher o caminho do Islão.


Em 1977 converte-se ao Islão e em 1978 muda seu nome para Yusuf Islam e afasta-se dos palcos.

Mesmo afastado seus discos anteriores como Cat Stevens continuam vendendo uma média de 1,5 milhão de unidades por ano.

Ele aproveita o dinheiro para atividades beneficentes e educacionais em prol da religião. Fundou 3 escolas muçulmanas em Londres e uma organização sem fins lucrativos Small Kindness, reconhecida pela ONU e através da qual presta ajuda aos órfãos de conflitos como Bósnia, Kosovo e Iraque.

Ele recebeu vários prêmios pela luta em prol da paz.


Em 2006 ele anuncia o retorno aos shows, 40 anos depois do seu primeiro disco.

Aqui um clip atual cantando a música Where do the children play



Obs.: Ainda recomendo dar uma olhada nos clips das canções Miles From Nowhere (Cat Stevens), I look I see (Yusuf Islam), Maybe you’re right (Cat Stevens), Another Saturday Night (Cat Stevens), Morning Has Broken (Cat Stevens), etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário